Preservação ambiental é tema de projeto educativo

Durante os finais de semana do mês de julho, uma equipe formada por cerca de 30 pessoas realizou ações de conscientização ambiental nas praias do município de Barcarena. Dentre os incentivadores da campanha, estava a coordenação do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) de Barcarena e alunos, funcionários do Instituto de Educação Permanente da Amazônia (Iepam), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Prefeitura Municipal de Barcarena. A ação teve alcance até a praia de Beja, no município de Abaetetuba.

As atividades consistiam desde a entrega de sacos plásticos para recolhimento de resíduos, até a abordagem dos visitantes sobre a importância de preservação das praias. A ação surgiu a partir da constatação de que as praias de Barcarena recebem todos os anos uma quantidade cada vez maior de visitantes, principalmente em períodos de veraneio. Dentre as praias mais conhecidas do município estão as do Caripi, Itupanema e Vila do Conde.

De acordo com a coordenadora do campus, professora Liege Vilhena, existe um projeto piloto, de realização nas escolas e que já está em andamento, cujo o objetivo principal é incentivar a conscientização ambiental dentro e fora das salas de aula. "O projeto piloto será executado na Escola Estadual Presidente Dutra, em Itupanema, e servirá para tratar a questão ambiental nas comunidades do município, sendo que o público alvo serão os alunos, que atuarão como multiplicadores junto aos seus familiares e vizinhos", explica.

Ericka Pinto – Uepa