Plantio de mudas e inauguração de viveiro iniciam ações do mutirão Arco Verde

A inauguração de um viveiro e o plantio de 50 mudas do Programa Um Bilhão de Árvores para a Amazônia, no espaço do Horto Municipal em Dom Eliseu, Rio Capim, marcaram, na manhã desta sexta-feira (17), o início dos trabalhos do mutirão Arco Verde Terra Legal no município, que prossegue até amanhã (18), na Escola Municipal Manuelita Andrade.

"Terra sem produtividade não serve para nada. Plantar esta muda é plantar uma nova vida para a natureza. É salvar o meio ambiente", comentou o estudante Gustavo Pereira, de 15 anos, que participou da atividade junto com os alunos da escolinha de futebol da prefeitura. Eles plantaram mudas de paricá, cupuaçu e açaí, indicadas para recuperar áreas degradadas. "Muito se fala de Amazônia e o mundo todo está voltado para o povo paraense, que teve essa iniciativa de reflorestamento", comentou Paulo Cezar Oliveira, responsável pela turma e gerente de Esportes e Lazer da Secretaria Municipal de Esportes.

O ato de plantar uma muda, para Marcelo Moraes, de 10 anos, representou "uma forma de amor", mensagem que levará para os colegas. Preservar o que se tem para não sofrer as consequencias mais tarde foi o alerta de Ronie Teixeira Alves, de 15 anos, que considera o programa "um incentivo para criar um mundo melhor para as pessoas não sofrerem com o que está acontecendo".

O Horto Municipal possui 2,2 hectares, área cedida pelo governo do Estado. O projeto inicial do viveiro, segundo Adário Júnior, secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, prevê a produção anual de 100 mil mudas de urucum, açaí e essências florestais, que potencializarão a agricultura familiar do município. Ele explica que, além do viveiro de mudas, no espaço será feita a seleção e a classificação da goiaba (Pachouse), bem como a clonagem do fruto, que tem grande impacto na economia do município.

Dom Eliseu é o maior produtor de goiaba da região amazônica, cuja agricultura familiar registra produção anual de cerca de 500 toneladas. Um empresa privada do município, a Senor, produz anualmente 800 toneladas do fruto.

Reflorestamento – O programa "Um Bilhão de Árvores para a Amazônia" é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Lançado em maio do ano passado, em Belém, pelo presidente Lula, é o maior programa de restauração florestal do mundo, um conjunto de políticas públicas que prevê o reflorestamento a partir da parceria entre o poder público e privado. Dom Eliseu foi um dos municípios que mais sofreu com a extração madeireira e de carvão mineral, atividades que mais desmataram nas últimas décadas.

Ao todo, 16 municípios receberão o mutirão. As caravanas oferecem desde a emissão de documentos até atendimentos médicos, serviços que pretendem facilitar a vida do homem do campo. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, através da conscientização ambiental e da regularização fundiária, agilizando os processos e orientando produtores rurais a obterem a titulação, orientação e apoio técnico e financeiro.

Participaram da atividade o diretor de Planejamento da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Cláudio Cunha; o prefeito de Dom Eliseu, Joaquim Neto; os coordenadores estadual e federal do Arco Verde, Nelita Paes e Rogério Guedes; e representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Cláudio Cunha entregou uma camisa do programa para o prefeito, destacando que ele já faz parte do "exército" contra o desmatamento. "A população vai entender a mensagem que dá para produzir sem agredir o meio ambiente. Só assim poderemos trilhar um caminho bem diferente do que foi trilhado até agora", frisou Cláudio Cunha, acrescentando a importância do seguinte tripé: qualidade de vida, futuro ecológico e desenvolvimento econômico.

Luciane Fiuza – Secom