Assessoria Indígena participará de Conferência em Marabá

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), por meio de sua Assessoria Indígena, participará da organização e coordenação da Conferência Regional de Educação Escolar Indígena em Marabá, sudeste do Pará.

A Conferência será no período de 27 a 31 de julho, na Aldeia Indígena Gavião Kyikatêjê, e terá a participação de mais de 160 lideranças indígenas, representadas por 14 povos da região.

O evento é uma preparação para a Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena/Gestão Territorial e Afirmação Cultural, momento em que os delegados indígenas de todo o país discutirão amplamente as condições de oferta da educação intercultural indígena, o aperfeiçoamento das políticas indigenistas e a gestão de programas e ações para o tratamento qualificado e efetivo da sociodiversidade indígena, com participação social.

A realização é, em âmbito federal, do Ministério da Educação (Mec) e em nível estadual está sob a coordenação da Comissão Organizadora das Conferências Regionais, composta pela Assessoria de Povos Indígenas da Sema, Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Ministério Público Federal (MPF), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Fundação Curro Velho (FCV), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI), universidades e Associações Indígenas.

A outra conferência regional será em Belém, no período de 10 a 14 de agosto, e terá a participação de mais de 200 indígenas representantes de 41 povos do Pará.

Ascom/Sema

Fonte: Assessoria de Povos Indígenas/Sema