Reserva da Biosfera e o Projeto Conservação da Sociobiodiversidade

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Diretoria de Áreas Protegidas (DIAP)/ Coordenadoria de Ecossistemas (CEC), visitou,  no período de 8 a 13 de junho, no município de Ponta de Pedras, as comunidades remanescentes dos quilombos Bacabal, Santana e Tartarugueiro.

A equipe técnica da Sema foi composta pela socióloga Jocilete Ribeiro,  pelo engenheiro agrônomo Ernildo Serafim e pela turismóloga Andréa Dantas.

A equipe da Sema e moradores da comunidade

Em um primeiro momento, a equipe, acompanhada do vereador Charles Shan, mostrou às autoridades da Prefeitura e da Câmara de Vereadores a importância de trabalho de parceria entre o Governo do Estado e o Governo Municipal  para o êxito do reconhecimento do Marajó como Reserva da Biosfera.

Imagem de casa popular em Ponta de Pedras

Depois, seguiu para se reunir com moradores das comunidades e explicar o processo de criação da Reserva da Biosfera. A equipe também realizou um levantamento sobre as condições de vida da população e verificou a possibilidade de construir, em parceria com a comunidade,  pequenos projetos de conservação da sociobiodiversidade, os quais irão servir de base para projetos maiores que proporcionarão a melhoria definitiva da qualidade de vida.

Fonte: Diretoria de Áreas Protegidas(Diap/Sema)