» Novo titular da Sema quer dinamizar atividades SEMAS | Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Novo titular da Sema quer dinamizar atividades

O novo titular da Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema), Aníbal Picanço, assumiu o cargo nesta segunda-feira (01), e prometeu, “dentro do marco legal” estabelecido no país, dinamizar e no que for possível “desburocratizar” atividades essenciais ao bom funcionamento do órgão ambiental estadual.

Em uma solenidade simples e rápida, o ex-secretário Valmir Ortega se despediu de um auditório lotado de servidores, e fez um balanço das ações desenvolvidas à frente da Sema nesses cerca de dois anos e meio, com destaque para “ os avanços nas áreas de fiscalização”.

“Espero que a Sema seja um órgão cada vez mais capacitado para enfrentar seus desafios”, disse.

Segundo Ortega, “o desafio de conter o desmatamento ilegal atualmente está com o estado do Pará, e que para isto é importante dotar a Sema das condições necessárias para desenvolver suas ações institucionais”.

Valmir Ortega se referiu ao atual secretário Aníbal Picanço e destacou a capacidade deste na trajetória profissional desenvolvida nos órgão onde já atuou.

Os servidores da Sema declamaram uma carta de elogios ao trabalho de Ortega na Sema, onde, entre outros avanços, ampliou e qualificou o quadro de pessoal do órgão, implementou programas inéditos de meio ambiente na Amazônia, e deixou vários projetos em andamento que, colocados em prática, vão assegurar a capacidade da Sema para executar a gestão ambiental sustentável.

Já o novo secretário, Aníbal Picanço, fez um discurso no qual pontuou algumas ações que entende necessárias para dinamizar e ampliar os serviços da Sema, para atender aos anseio da sociedade e dos usuários do órgão ambiental estadual.

Entre essas ações, citou a “transparência com a coisa pública”, as “celeridades nas análises dos novos licenciamentos ambientais, sem descurar do rigor da legislação”, a “descentralização das atividades do órgão para novos municípios do estado” e o objetivo de “avançar nos estudos que viabilizem as futuras concessões de floresta para o setor industrial madeireiro”.

Outra preocupação externada pelo novo secretário foi a necessidade de reconhecer ainda mais o papel dos servidores do órgão, ampliando o canal de comunicação com todos, por meio da Associação dos Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Asctam).

“Vamos discutir as alternativas, possíveis e viáveis, neste momento difícil, pois temos o firme propósito de trabalhar a valorização profissional e reconhecer o valor pessoal de cada colaborador aqui presente. Sem esta valorização será muito difícil obter avanços”, finalizou o novo secretário da Sema.

Douglas Dinelli

ASCOM-SEMA