Conselho de Recursos Hídricos tem novo representante

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cerh) elegeu, nesta segunda-feira (11), seu representante no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) para o mandato de 2009 a 2012. O eleito, por unanimidade, foi o geólogo e diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Manoel Imbiriba Jr. A votação ocorreu durante a 8º Reunião Ordinária do Cerh, no auditório da Sema, com início às 9h.

“Imbiriba representa, em nível nacional, toda a nossa política e trabalho reconhecidos”, explicou o assessor da presidência da Fiepa /Recursos Hídricos e conselheiro do Cerh, Luiz Augusto Nogueira Moura, ao indicá-lo. Moura compôs a mesa ao lado de Imbiriba Jr.

Dos 24 órgãos convidados, compareceram ao evento a Secretaria de Integração Regional (Seir), Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Administração das Hidrovias da Amazônia Oriental (Ahimor), Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Universidade Federal do Pará (UFPA), Associação Ambientalistas da Amazônia (Argonautas), Consórcio de Desenvolvimento Sócio-Econômico Intermunicipal (Codesei), Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura (Sepaq).

O primeiro ponto da agenda discutido foi a revisão das atas anteriores à reunião do Conselho. Em seguida, os conselheiros votaram a favor da Moção 001, de 5 de maio de 2009, que define os procedimentos da outorga de recursos hídricos e licenciamento ambiental.

A nova composição do Conselho também esteve em pauta. Atualmente, o Conselho tem 24 membros, divididos em 3 setores: poder público, usuário e sociedade civil. A proposta, aprovada por todos os conselheiros presentes, é a ampliação do número de vagas para 30 membros.

“Seriam 10 representantes de cada segmento. A reformulação do Conselho é importante para ampliar a participação dos usuários e da sociedade civil”, concluiu Imbiriba Jr.

Ascom/Sema