Estudantes paraenses participam de conferência em Brasília

A responsabilidade é grande e os estudantes que compõem a delegação que representará o Pará na III Conferência Nacional do Meio Ambiente estão conscientes disso. Vinte e sete alunos, de 11 a 14 anos, oriundos das 12 regiões de integração do Estado, formam a maior delegação que viajará a Brasília. A Conferência Nacional acontece de 3 a 8 de abril, na capital federal, e reunirá representantes de todos os Estados com um só objetivo: debater formas de preservação do meio ambiente.

Antes da viagem, a delegação paraense esteve nesta quinta-feira (2) na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e entregou à secretária Adjunta de Ensino, Socorro Brasil, a Carta de Responsabilidade Juvenil, formulada pelos alunos na Conferência Estadual, que aconteceu em dezembro do ano passado.

Os alunos querem o apoio do governo do Estado para a execução das ações propostas, como a criação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vidas) em todas as escolas.

Na ocasião, Socorro Lopes, coordenadora de Educação Ambiental da Seduc, fez um retrospecto de todo o processo da Conferência no Pará. Foram realizadas 10 regionais, totalizando 420 conferências em todo o Estado.

Preparação – Com um processo inicial feito de forma lúdica, eles pesquisaram os problemas ambientais ao redor da escola e traduziram a responsabilidade na elaboração de cartazes. “Esses meninos estão preparados e nós vamos perceber isso no dia a dia da nossa escola. Eles são multiplicadores deste processo”, afirmou.

Caio Rodrigo, 14 anos, do município de Parauapebas, leu e entregou a carta à representante da Seduc. Segundo ele, o Pará é um dos Estados que mais contribuem para o desmatamento da Amazônia, por isso a responsabilidade de participar deste evento é enorme.

A delegação será acompanhada por três representantes da Seduc e dois da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), e levará ao encontro projetos relacionados à preservação da água, terra e ar, agredidos diariamente em todo o planeta.

O objetivo na Conferência Nacional é juntar as soluções propostas por todos os Estados do Brasil e formular um documento, para ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Daniel Mescouto e Nataliane Galdino agradeceram à Seduc o apoio para levar os alunos da rede estadual de ensino do Pará a um evento nacional, e por proporcionar não só a viagem, mas uma educação ambiental de qualidade nas escolas.

Texto: Ascom/Seduc