Educação Ambiental

A Educação Ambiental é definida a partir de sua finalidade essencial. Segundo UNESCO-PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), "é necessário visar o desenvolvimento de uma tomada de consciência voltada para o meio ambiente", e … "a Educação Ambiental deve facilitar uma tomada de consciência da interdependência econômica, política e ecológica do mundo moderno, de modo a estimular o senso de responsabilidade e de solidariedade entre as nações. Isto constitui um pré-requisito para que os problemas ambientais graves que se localizam no plano mundial possam ser resolvidos" (Relatório Final da Conferência de Tbilisi, 1977 in PEAM, 2000).

A efetivação da Educação Ambiental coloca-se como um desafio a ser enfrentado pelos governos estaduais, municipais, e a sociedade de um modo geral, onde em conjunto devem comprometer-se com a melhoria da qualidade de vida das gerações presente e futuras.

A SEMA, através de sua Diretoria de Meio Ambiente/ Coordenação de Proteção Ambiental/ Divisão de Estudos e Educação Ambiental, e como um dos órgão que integram a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA, vem desenvolvendo trabalhos nas mais diversas áreas, trabalho este que tem sido realizado em conjunto com Organizações Governamentais e Não-Governamentais. Seminários, curso de capacitação, elaboração de jogos educativos, orientação e elaboração de programas de educação ambiental para outros órgãos do Estado, instituições de ensino, entre outros, são atividades que vêm sendo desenvolvidas pela SEMA.

DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL