Deputado alemão visita a Sema

O deputado Sacha Raabe, do partido da Social Democracia Alemã (SPD) visitou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) nesta terça-feira, 03, para conhecer os projetos de preservação e conservação que o atual governo do Pará vem implementando em defesa dos povos tradicionais, da floresta tropical e sua biodiversidade.

A agenda foi solicitada pelo próprio deputado Raabe, que veio a Belém participar da 9ª edição do Fórum Social Mundial (FSM), encerrado no último domingo, 01. O parlamentar tinha interesse em saber das atividades que o governo alemão, por meio da cooperação técnica GTZ e KFW (Banco de Desenvolvimento da Alemanha), desenvolve no Pará e Amazônia.

O deputado foi recebido pelo Diretor de Controle e Qualidade Ambiental, Paulo Palmas, e pela Diretora de Áreas Protegidas, Sônia Kinker, já que o titular da Sema, Valmir Ortega, cumpre agenda fora de Belém.

Os diretores da Sema fizeram uma rápida exposição com relação aos desafios que o governo estadual vem enfrentando para dotar a secretaria das condições necessárias face aos problemas  ambientais num estado com as dimensões continentais do Pará.

A Diretora de Áreas Protegidas, Sônia Kinker, traçou as ações básicas que a Sema, e os parceiros do estado, já desenvolvem nas Unidades de Conservação (UC´s), em especial da Calha Norte do rio Amazonas (Oeste), para conhecer melhor a rica biodiversidade do local e implementar programas de conservação.

Outra ação do atual governo mostrada ao deputado Raabe foi o Programa “Um Bilhão de Árvores para a Amazônia”, ferramenta de restauração da floresta e áreas degradadas, que impressionou bastante o parlamentar alemão.

Uma das preocupações levantadas pelo deputado durante a conversa com os técnicos da Sema foi quanto a eficiência dos atuais satélites que monitoram queimadas e desmatamentos da Amazônia.

O Diretor de Controle e Qualidade Ambiental, Paulo Palmas, explicou que uma das dificuldades nesse tipo de monitoramento são as nuvens, especialmente nesta época de chuvas na região. Mas disse que os satélites colaboram no processo de combate ao desmatamento.

O outro foco da conversa foi sobre os projetos conjuntos, em desenvolvimento entre o Governo do Estado, por meio da Sema, e o Governo da República Federal da Alemanha, via GTZ e KFW, para o desenvolvimento sustentado da Amazônia.

Historicamente, o Brasil sempre manteve com a Alemanha uma fértil cooperação científica e técnica, e, mais recente, amplas parcerias em programas ambientais, com forte rebatimento nas relações diplomáticas entre as duas nações.

Ainda participaram do encontro na Sema o Diretor de Programas em Manejo de Recursos Naturais da Agência do KFW no Brasil, Jens Ochtrop e o Coordenador do Programa Um Bilhão de Árvores para a Amazônia, Marcos Biazatti.

Douglas Dinelli – ASCOM/SEMA