Sema e Fetagri no plantio de sementes nativas da Amazônia no FSM

A convite da Federação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura (Fetagri), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), vai participar de uma ação educativa de plantio de mudas no Fórum Social Mundial (FSM), que começa no dia 27 de janeiro em Belém.

No espaço de visitação da Fetagri no FSM, a ser instalado no Campus Universitário da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), um dos “territórios do fórum”,  agricultores e servidores da Sema vão plantar, junto aos demais participantes do evento internacional, 100 mil sementes de espécies florestais nativas da Amazônia.

A iniciativa é mais uma colaboração da sociedade organizada em defesa e incentivo ao Programa “Um Bilhão de Árvores para Amazônia”, do Governo do Estado do Pará, a maior iniciativa de reflorestamento de áreas desmatadas e degradas do mundo.

Após o semeio, a UFRA se responsabilizará em manter o viveiro em suas dependências, com a ajuda dos universitários que farão a manutenção. Ao final do ciclo de permanência das mudas no viveiro, haverá distribuição para as entidades envolvidas na disseminação das ações do 1 Bilhão de Árvores.

Atividades – Palestras, oficinas e debates também farão parte das atividades realizadas no espaço da Fetagri. A Sema, por meio da Diretoria de Planejamento Ambiental (Diplan), participará com atividades de educação ambiental.

O objetivo da Diplan é capacitar e sensibilizar o público que frequentará o fórum para os desafios relacionadas a um meio ambiente sustentado e socialmente justo com mais emprego e renda para as populações da Amazônia.

ASCOM/SEMA