Águas e Florestas são tema de seminário promovido pela Sema

O governo do Estado do Pará, em conjunto com outras instituições parceiras vai utilizar a Educação Ambiental para construir um novo comportamento sobre os usos múltiplos da água. Essa estratégia está sendo apresentada no I Seminário de Educação Ambiental pelas Águas e Florestas do Pará, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que está sendo realizado em Ananindeua, e reúne participantes de toda a Região Metropolitana de Belém. Este mesmo seminário será replicado nas outras 11 regiões de integração em datas a serem definidas.

Um dos objetivos do evento é apresentar para a comunidade a necessidade de conservar e preservar o uso dos recursos hídricos no estado do Pará. Ao longo do projeto serão formados grupos de mobilização social, agentes de águas municipais e Coletivos Gestores de Bacias Hidrográficas (COGEBH), além de fortalecer a formação das Comissões Interinstitucional de Educação Ambiental (CEIA’s Regionais).

Na abertura do evento o diretor de Recursos Hídricos da Sema, Manoel Imbiriba Junior, anunciou que deverá ser assinado ainda este ano, pela governadora Ana Júlia Carepa, o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH).

Participaram da abertura junto ao diretor da Sema Manoel Imbiriba, o Coordenador de Capacitação e Educação Ambiental da Sema, Leônidas Veloso, o secretário de Meio Ambiente de Santa Izabel do Pará, Ricardo Santos; o secretário de Agronegócios e Meio Ambiente de Ananindeua, Felipe Bastos; a secretária de Meio Ambiente de Santa Bárbara, Cléa Mendonça e a Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Socorro Lopes.

A programação segue com palestras e oficinas temáticas direcionadas aos representantes das prefeituras municipais e lideranças locais.

Izabelle Araújo – Estagiária/SEMA.