Governadores discutem Amazônia em Manaus

A definição de políticas de cooperação regional, nacional e internacional, que contemplem o fortalecimento da política de desenvolvimento sustentável da região, foi um dos eixos de discussão do III Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que ocorreu nesta quinta (13) e sexta-feiras (14), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

A valorização da floresta em pé foi um dos princípios reiterados pelos governadores no encontro, que também propôs ações para viabilizar o desenvolvimento sustentável como a remuneração por serviços ambientais voltado às populações que habitam e defendem a floresta; incentivo aos investimentos destinados à educação, saúde, energia, transporte e comunicação; execução e regularização fundiária e zoneamento econômico com gerência estadual e apoio federal; incentivo às atividades sustentáveis na floresta; e a reutilização de áreas degradadas.

Os governadores também debateram meios de assegurar atividades, como a hidrovia do Purus, ligando os Estados do Amazonas, Roraima e Acre, entre outras medidas, a fim de melhorar a logística da região – um caminho para fomentar investimentos em comunicação, transporte e energia, tais como piscicultura, manejo florestal, plantio em áreas degradadas.

Participaram do encontro, além do anfitrião Eduardo Braga, governador do Amazonas, o governador em exercício do Pará, Odair Corrêa; o governador de Rondônia, Ivo Cassol; de Mato Grosso, Blairo Maggi; de Roraima, José de Anchieta Junior; de Tocantins, Marcelo de Miranda Carvalho; e o governador em exercício do Maranhão, Luis Carlos Porto. Representando o Amapá, o vice-governador Pedro Paulo Dias de Carvalho; e o Acre, o vice-governador Carlos César Correia de Messias. Os ministros da Integração, Geddel Vieira, e dos Transportes, Alfredo Nascimento, também participaram do encontro. No final do evento, foi divulgada a carta de Manaus, com todos os pontos aprovados pelos governadores.

Por Antonio José Soares – Vice-governadoria