Unidades Regionalizadas de Gestão Ambiental Estadual

• Unidades Regionalizadas de Gestão Ambiental Estadual

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA iniciou o Processo de Desconcentração da Gestão Ambiental no Pará, com a implementação de Unidades Regionalizadas para apoiar o processo de Descentralização da Gestão Ambiental e protocolar todas as solicitações de serviços a cargo do Órgão, com ênfase no licenciamento, denúncias, declarações, certidões e outras demandas, e,em especial, prestar informações e orientações relativas ao Cadastro Ambiental Rural – C.A.R. – PA.
O Processo de Desconcentração será executado, em conformidade com o Plano Plurianual do Governo – PPA 2008/2011, cujas ações foram agrupadas sob a ótica do “Planejamento Territorial Participativo – PTP”, definindo as linhas gerais de uma ação voltada para Gestão Ambiental Integrada, Descentralizada, Desconcentrada e Participativa dos ecossistemas paraenses, procurando contribuir para a criação e manutenção das condições necessárias ao crescimento econômico, à superação da pobreza, à valorização da cultura e à proteção do meio ambiente.

Área de Abrangência – As Unidades Regionalizadas serão implantadas em municípios pólos, objetivando a Gestão Ambiental na Região de Integração, a qual pertencer o município.

 Município de Belém (Região de Integração Metropolitana); Município de Marabá (Região de Integração Carajás); Santarém (Região de Integração do Baixo Amazonas); Altamira (Região de Integração do Xingu); Breves e Soure (Região de Integração do Marajó); Redenção (Região de Integração do Araguaia); Paragominas (Região de Integração do Rio Capim); Bragança (Região de Integração do Rio Caetés) e Itaituba (Região de Integração do Tapajós).

Situação Atual – As Unidades Regionalizadas sediadas nos municípios de Marabá e Santarém já se encontram em funcionamento nas instalações dos Centros de Integração Regionais de Governo (CIR’s) das Regiões de Carajás e do Baixo Amazonas.
A Unidade Regionalizada de Altamira se encontra em fase de implantação e, inicialmente, deverá atender nas instalações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará – EMATER.

UNIDADES REGIONAIS

Unidade Regional Marabá