Seduc promove oficina virtual pelo Meio Ambiente

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Ambiental, realizou de 27 a 29 deste mês na escola Palmira Gabriel a “Oficina Virtual para a 1º Conferencia Estadual Infanto-Juvenil para o Meio Ambiente”. A ministrante da oficina foi a técnica Tereza Melo, do Ministério da Educação (MEC). Ela orientou como os atores da Conferência no Estado poderão manter comunicação direta com os outros Estados e com o próprio Ministério.

Realizada pela parceria entre os Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a Conferência prevê três momentos de encontros e debates sobre as mudanças ambientais globais: Conferência na Escola, Conferência Estadual e Conferência Nacional. O tema deste ano e o resultado das conferências nos Estados serão debatidos por delegados – estudantes entre 11 e 14 anos, que já promoveram discussões em suas escolas e Estados e foram eleitos por seus pares para representá-los em Brasília, em abril de 2009.

Nesta terceira edição, a Conferência traz mais uma instância para o debate: a Comunidade Virtual de Aprendizagem “Vamos Cuidar do Brasil”, espaço de interação, de reflexão e de registro de todo o processo, desde a escola até Brasília.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental Escolar, Socorro Lopes, a expectativa é atingir cerca de mil escolas que envolverão estudantes, professores, funcionários na reflexão conjunta sobre a melhoria da qualidade de vida, compartilhando idéias, assumindo responsabilidades e ações que delegados e delegadas levarão para a Carta das Responsabilidades para o enfrentamento das mudanças ambientais globais, durante a III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, no final de 2008.

Texto: Ascom / Seduc