Oficina de gestão florestal compartilhada define compromissos

Entre os dias 20 e 21 reuniram-se em Mosqueiro, Região Metropolitana de Belém, mais de 60 técnicos de 23 Instituições para debater gestão florestal compartilhada e definir compromissos conjuntos. O evento foi organizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Ministério Público, Imazon e The Nature Conservancy.

Nos dois dias de encontro foram discutidos Simlam, Sisflora e outros sistemas que auxiliam na gestão florestal dos órgãos que trabalham esta ferramenta. Grupos de Trabalho discutiram quatro temas: territorial e fundiário, investigativo, pesquisa e conhecimento e fomento. Após dois turnos de discussões e levantamento dos “nós críticos” em cada uma destas áreas, os grupos apresentaram aos demais suas propostas que foram aprovadas em plenária.

José Hayashi, do Núcleo de Tecnologia da Informação da Sema, achou muito produtiva a oficina, porque foram geradas as ferramentas para o manuseio fácil dos sistemas Simlam (Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental) e Sisflora (Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais).

Célio da Costa, gerente de Fiscalização de Áreas Degradadas da Sema, gostou do evento. Segundo ele, a gestão florestal foi um desafio que caiu na secretaria e viu-se, com o passar do tempo, que é impossível fazer esse trabalho sozinho. Tem que ser uma agenda a médio e longo prazos. Na opinião de Célio, a primeira coisa a aprimorar são os sistemas Simlam e Sisflora para o multiuso entre as instituições.

Para Kleberson Carrera, consultor da KJ Carrera Ramos Organizacional, a participação foi intensa e extremamente frutífera, relacionada ao tempo, porque em um dia e meio trabalhou-se mais de 16 horas, com um produto maduro e consensuado.

Syglea Lopes, do Ideflor, considerou bom e interessante o trabalho de grupo. “Apesar de alguns contratempos, o pouco de tempo que se concentrou foi muito bom porque mesmo assim fez-nos alcançar os objetivos”, comentou.

Juliana Leal – Ascom