Curso integrado de fiscalização ambiental entre Ibama e Sema

Belém – Capacitar fiscais para intensificar as ações de fiscalização no Estado do Pará e padronizar os procedimentos para todos terem a mesma linha de atuação. Este é o objetivo principal do Curso Integrado de Fiscalização Ambiental entre Ibama e Sema, realizado na Esaf, entre os dias 5 e 17 deste mês. Ao todo, foram 42 participantes, 21 de cada Instituição.

Supervisionado pela coordenadora técnica do Programa Nacional de Formação e Fiscalização (Proffa) do Ibama, Vivian Gladys de Oliveira, o curso é uma concretização da parceria estabelecida pelo Ibama com o Estado. Durante as duas semanas de atividades, os participantes tiveram noções de fiscalização em diversas áreas, como patrimônio genético, fauna, conflitos sócio-ambientais, unidades de conservação, recursos hídricos, poluição, degradação e monitoramento ambiental, flora e cubagem de produtos e subprodutos florestais, aulas práticas em serrarias, indústria pesqueira e barreira na estrada, além de estudos de caso, GPS, legislação federal e estadual.

O analista ambiental do Ibama, Rodolfo Pereira, achou este um dos melhores cursos que já fez na área de fiscalização. “É bem prático, voltado para as ações de fiscalização e legislação. O corpo jurídico unificou as orientações, isso facilita nosso trabalho”, comentou. Já o técnico da Sema, César Platon Maia, acreditou que a formatação do curso estava boa, mas sugeriu para que das próximas vezes, sejam melhor estruturados os conteúdos e os instrutores. “Ainda há muita divergência entre os setores jurídicos. Deveria ter a presença da assessoria jurídica da Sema, para padronizar as informações estaduais e federais”, justifica.

Já o instrutor Ivan Cruz, do Ibama de Piauí, responsável pela parte de ação fiscalizatória, salientou que a importância desta capacitação é a ação conjunta entre os dois órgãos, pois existem duas legislações, a estadual e a federal. “O objetivo maior é uniformizar os procedimentos”. Cruz destacou também as aulas práticas na programação do curso.

Juliana Leal Cardoso

Ascom/Sema