Sema implanta unidade de atendimento em Marabá

Marabá – Usuários da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) das regiões de integração Carajás, Lago de Tucuruí e Araguaia não precisarão mais se deslocar até Belém, sede do órgão para dar entrada ou acompanhar os processos de seus interesses. É que foi inaugurada nesta quarta-feira (8), em Marabá, no sudeste do Pará, uma unidade de atendimento e apoio do órgão ambiental, que integra o Centro Integrado Regional (CIR). O CIR reúne em uma única estrutura representações de várias secretarias e órgãos da administração direta do governo estadual. Nesse espaço, entregue à população pela governadora Ana Júlia Carepa, o cidadão poderá demandar vários serviços sem necessidade de se deslocar até a Capital.
Ao visitar a sala da Sema, a Governadora observou que seu governo resgata o compromisso de facilitar a vida do cidadão que depende dos serviços do Estado. Ela acrescentou ainda que em breve a Sema terá uma unidade descentralizada no município de Marabá, com uma infra-estrutura maior que vai dar agilidade aos processos de caráter ambiental. Para Ana Júlia, ao concentrar algumas políticas públicas em um único espaço, seu governo otimiza a aplicação dos recursos públicos, que segundo destacou, é pouco diante de tantas demandas.
A unidade da Sema em Marabá vai operar  com o apoio de dois técnicos, mas terá conexão virtual com todas as unidades do órgão na sede, por onde os processos tramitam.  Assim, o usuário poderá preencher formulários, acompanhar análises de pendências, protocolar documento e acompanhar o andamento de seus processos à distância. Nas situações em que o órgão solicitar complementação de informações, o documento poderá ser protocolado no sistema, disponível na sala, e posteriormente será enviado à Belém, via malote.
A diretora de Gestão Administrativa e Financeira da Sema, Leila Elias anunciou que o concurso público da Sema, cujo edital está previsto para ser lançado em junho próximo, já prevê vagas para a unidade de Marabá, assim como nas demais unidades descentralizadas que serão implantadas em outras regiões de integração ao longo de 2008. A Sema já está levantando possíveis locais onde essas unidades vão funcionar, confirmou Elias.
A unidade da Sema em Marabá funciona na Rua João Pessoa, 1491, bairro Novo Horizonte, Cidade Nova. O atendimento ao público será das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Ivonete Motta – Sema